“Nós Queremos que Você Fique Rico”, de Donald Trump e Robert Kiyosaki

Os vencedores permanecem com o espírito jovem — sonham alto e têm entusiasmo e planos para alcançar seus sonhos. Talvez tenham sonhos impossíveis, mas é melhor ter sonhos impossíveis do que não ter sonho algum. Eles se concentram naquilo que devem fazer para que seus sonhos se realizem. A teimosia faz parte do caráter de um vencedor. Alguns indivíduos fracassaram porque desistiram muito cedo.

Não há como negar: Nós queremos que você fique rico é um título bastante sensacionalista. Para piorar, a capa do livro é bem brega.

 

Esses foram fatores que me impediram de aceitar a sugestão da Amazon para ler esse livro. Até que Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos… então, não resisti!

E o livro é surpreendentemente bom.

A dupla Trump – Kiyosaki

Trump e Kiyosaki são nomes bastante conhecidos – e, também, polêmicos.

Kiyosaki é o autor de um dos livros sobre finanças mais conhecidos no mundo, o famoso Pai Rico, Pai Pobre. Além disso, escreveu vários outros livros (todos, na verdade, com a mesma essência) e tem investimentos milionários em imóveis.

E Trump? Bem, todos o conhecemos.

A química entre os dois é interessante, embora fique claro que não se trata de uma obra escrita a quatro mãos. As “partes” de Kiyosaki e de Trump são bem separadas, e ambos têm suas co-autoras.

Isso, no entanto, não prejudica a leitura. Cada capítulo aborda um tema, e as duas visões se complementam bem.

Nós Queremos que Você Fique Rico: Destaques

É importante saber, para evitar frustrações, que não se trata de um livro sobre investimentos. A descrição do livro é bem clara quanto a isso.

Segundo eles, o que os levou a escrever o livro é a crescente desigualdade entre ricos e pobres, e a tendência de que a classe média desapareça. Aliás, alertas sobre as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, que colocam em risco tudo o que antes tínhamos como “garantido”, também vem sendo feitos por autores “moderados” como Gustavo Cerbasi.

Nesse contexto, eles preferem que o leitor escolha estar no “time” dos ricos, em lugar de ser mais um dos pobres que necessitará de auxílio dos governos.

O livro é motivacional, e pretende apresentar o mindset de Trump e Kiyosaki. Sua forma de pensar é comparada com a da maioria de nós, e as diferenças realmente são claras.

A necessidade que ambos têm de controlar seus investimentos é constantemente apontada.

Eles defendem que investimentos como ações, títulos e outros não estão sob o controle do investidor, e que isso é intolerável para eles.

Além disso, eles se posicionam contra a diversificação da forma como em geral a entendemos.

Para eles, é mais sensato investir nossos esforços em dominar um campo de investimento, como imóveis, em lugar de distribuir nosso capital em ações, fundos, títulos públicos etc.

Ambos também são enfáticos quanto à necessidade de adquirimos habilidades ligadas a vendas e contabilidade básica.

Disciplina é um valor exaustivamente recomendado por Trump, que também aconselha que, para vencer, devemos sempre fazer mais que o necessário. Segundo ele,

Acho que esse é o segredo do sucesso. Não apenas do sucesso financeiro, mas em todas as áreas. Se fizer somente o mínimo necessário, você será aprovado, mas os resultados finais não serão excelentes ou excepcionais. É preciso fazer o que os outros não fazem para se destacar.

Como discordar?

Conclusão

Um dos principais benefícios da leitura é nos apresentar ideias novas. Sem elas, não mudamos, e sem mudança não há progresso.

Quando lemos um livro, não somos obrigados a aceitar a opinião dos autores como uma regra. Todas as suas sugestões devem necessariamente passar pelo crivo de nossa experiência e pelo filtro das nossas circunstâncias.

Muitos investidores de sucesso têm horror a perder dinheiro, por exemplo. Isso não é problema para Trump e Kiyosaki, que já tiveram quebras monumentais…

Uma coisa, porém, vejo em comum a todos os investidores. É o gosto pelo estudo da História. Isso é mencionado várias vezes em Nós Queremos que Você Fique Rico.

Robert e eu somos fanáticos por história, e uma das razões pelas quais nos entendemos é que ambos a usam como um manual. Seria interessante aprender com ela, em vez de ficar repetindo os mesmos erros. Conforme o velho ditado: “Aqueles que não aprendem com a história estão destinados a repeti-la.”

Enfim, Nós Queremos que Você Fique Rico é um livro que merece ser lido. Mesmo que você discorde da visão de investimentos de Trump e Kiyosaki, um benefício você certamente terá com a leitura: estabelecer um padrão mais alto, estimulando seu desenvolvimento pessoal.

Já é um grande benefício, certo?

Você pode adquirir o livro “Nós Queremos que Você Fique Rico” através do link abaixo:

Nós Queremos que Você Fique Rico. Dois Homens, Uma Mensagem

Boa leitura!

Você pode gostar...