As Melhores Receitas da Rita Lobo para Congelar
Aqui em casa, somos muito fãs da Rita Lobo.
Aprendemos MUITO com os seus programas e seus livros, e passamos a cozinhar quase tudo o que comemos – principalmente durante a pandemia, em que ficamos muito em casa.
Mas cozinhar em todas as refeições é quase impossível para quem trabalha, tem filhos e cuida da casa. Então, para sempre comer comida caseira, um freezer/congelador é fundamental.
Aqui, separamos as melhores receitas da Rita Lobo para congelar! As que estão no site Panelinha, colocamos o link. As que não estão, indicamos os livros em que você pode encontrar. 😉
A elas, então:
Almôndegas
Quem não gosta de almôndegas, né? Para quem tem família grande, sugiro já fazer uma receita e meia: assim rende bastante porções para congelar.
O link está aqui:
https://www.panelinha.com.br/receita/Almondegas
Em épocas em que a carne de gado está muito cara, dá para fazer as almôndegas com carne moída de porco. Só tem que ajustar a quantidade de farinha de rosca.
Congelo as porções com uma quantidade boa de molho junto. Daí fica bom para acompanhar arroz, cuscuz, polenta mole, macarrão…
Ah, e o molho que faço é mais prático ainda que o da receita: uma cebola e meia, uns 4 dentes de alho, uma colher e meia de chá de sal, o mesmo de orégano e pimenta a gosto, um vidro de passata de tomate e a metade da medida de passata de água. Fácil.
Congelo em potinhos e descongelo no microondas, sem mistério.
Muffins de Espinafre com Queijo
É uma receita bem fácil e com ingredientes simples, mas que tem um resultado maravilhoso e muito versátil: usamos tanto como jantar, acompanhado de salada, quanto como lanchinho da tarde (é só descongelar no microondas).
https://www.panelinha.com.br/receita/Muffins-integrais-com-queijo-e-espinafre
Confesso que nunca fiz com a cobertura de gergelins que está na receita, e mesmo assim fica sensacional.
Minha recomendação: faça pelo menos o dobro da receita – a não ser que você more sozinho. O trabalho é o mesmo, e você terá mais muffins para congelar e usar nos dias de preguiça.
Curry de Frango
Essa receita infelizmente não tem no site: está no livro Só para um. E veja só: esse livro não serve só para quem mora sozinho não!
Isso porque alguns problemas de quem mora sozinho são, na verdade, problemas de todo mundo que é “ocupado”: não querer sujar muita louça, ficar com preguiça de cozinhar, usar as sobras de um jeito que não fique comendo a mesma coisa por dias…
Esse livro, junto com o O que tem na geladeira? (que já resenhamos aqui), são os mais usados aqui em casa, e com folga! Já se pagaram muitas vezes, hehehe.
É uma receita super rápida de preparar e com ingredientes simples: frango, leite de coco e temperos. Confesso que eu uso o gengibre em pó no lugar do fresco, porque quase nunca tenho em casa. 🙂
Você pode congelar o curry de frango porcionado, em potes, e dá para descongelar fácil no microondas, sem grande planejamento.
Faça o teste!
Ensopado rápido de frango com grão de bico
É uma receita bem prática, também ótima para congelar em potinhos e descongelar rapidinho no microondas.
Daí você pode servir com arroz e uma salada, se tiver, e pronto!
O link está aqui:
https://www.panelinha.com.br/receita/Ensopado-rapido-de-frango-com-cuscuz-marroquino
Como leva grão de bico, é boa para os dias em que não tem feijão pronto – lembrando que sempre é bom ter uma caixinha de grão de bico cozido na despensa!
Quibe assado com cebola
Essa é uma ótima receita para jantares.
Depois de congelada, marque exatamente 4 minutos no microondas e tá pronto! Também achamos no Só para Um – sério, esse livro é bom demais!!!
Faço o dobro da medida da receita (sim, sou dessas), e dá 4 jantares para um casal. Também dá para transformar uma das porções de casal em 4 porções para criança…
Combina muito bem com salada verde, salada picadinha ou com a salada de pepino com iogurte (é a receita sugerida no livro como acompanhamento), depende do que você tiver na geladeira no dia.
Quiche Lorraine
Essa é uma receita mais sofisticada, boa para fins de semana ou dias especiais…
https://www.panelinha.com.br/receita/Quiche-lorraine
Congelando uma parte, você pode ter um jantar gostosinho em um dia de semana qualquer apenas colocando a quiche no forno!
E sim, no forno! Descongelar essa receita no microondas é um desperdício de textura e deliciosidade.🙂
Talvez dê para descongelar na Airfryer, mas nunca testei…
E agora?
Mãos à obra!
Sugiro que você prepare uma receita dessas por fim-de-semana, para ir construindo seu “estoque”. Também não adianta fazer muita coisa de uma vez só, cansar e nunca mais entrar na cozinha, né?
Aos poucos isso fica natural. 🙂
Sua saúde e seu bolso agradecem! Até a próxima!