“A Química dos Bolos”: aprenda a fazer os melhores bolos em casa!
Quem não ama um bolinho?
Sentir aquele cheirinho de bolo assando, depois comer o bolo ainda morninho… Poucas coisas são mais “lar” do que isso. E sim, bolo tem que ser caseiro – os de supermercado têm sempre o mesmo gosto e são cheios de porcarias e aditivos!
Mas quem faz bolo em casa sabe que, às vezes, as coisas não dão muito certo: o bolo murcha, a cobertura não fica do jeito que você queria, ou então o bolo fica meio pesado… e a gente fica sem entender o porquê.
Para evitar isso e acertar seus bolos, você precisa ter o livro “A Química dos Bolos”, da Joyce Galvão.
As receitas, que são ótimas, nem são o diferencial do livro. O mais importante é justamente essa explicação de como fazer para dar certo, e o que você pode fazer que dará errado.
O tamanho certo da forma para o bolo e outros “segredos”
Uma coisa que é muito legal, por exemplo, é que ela diz o tamanho certo da forma que você tem que usar para cada receita. Isso é tão raro…
Ela explica também por que o tamanho da forma importa, e como corrigir a quantidade de ingredientes se você quiser fazer o bolo em uma forma de outro tamanho.
Temos também explicações sobre as coberturas – como a de chocolate para o bolo de cenoura, por exemplo.
Tentei várias receitas e nunca ficava como eu queria – até que, lendo a receita dela e as explicações sobre o que tornava uma cobertura de chocolate crocante, deu certo!
Outra coisa que amei é a receita do “bolo de nada”, que traz sugestões de pequenas variações que fazem toda a diferença!
A primeira vez que fiz a versão cítrica achei tão gostosa que acabei comprando um zester (ralador especial para cítricos), para facilitar no trabalho de ralar os limões.
E foi um ótimo investimento, porque raspinhas de limão ficam ótimas em farofas, risotos e em outros doces…
Ah, e as explicações que ela dá são em linguagem bem acessível, dá para entender facilmente.
Então, se como eu você adora um bolinho caseiro e bem feito, o livro “A Química dos Bolos” é recomendadíssimo!
Comprei o meu na Amazon:
Ah, e sobre o zester: ou compre um bom ou não gaste dinheiro com isso. O que comprei tem um raspador atrás, que facilita muito no aproveitamento das raspinhas, e isso faz toda a diferença!
Até a próxima!