4 Motivos para Organizar um Menu Semanal
Organizar um menu semanal para as refeições da família é um hábito muito comum fora do Brasil. Basta procurar por budget meal plan no Google e no Pinterest para ter uma noção do tamanho desse hábito nos Estados Unidos e no Canadá…
Quando você monta um cardápio semanal, você lista as refeições que pretende servir na semana, priorizando os ingredientes que já tem em casa e o que está próximo do vencimento.
O que falta, vai para a lista de compras. Assim, você não compra mais do que precisa e não acontece de começar a fazer uma receita e então ver que não tem sardinha, farinha de rosca ou qualquer outra coisa.
O menu semanal é tão simples que podemos, às vezes, não dar o devido valor a essa ferramenta.
Por que fazer um menu semanal?
Quem planeja seu menu semanal, em geral, tem dois grandes objetivos: economizar dinheiro e comer de forma mais saudável.
Mas para ter sucesso nesse hábito, você precisa entender que o menu semanal não é uma prisão!
Se, eventualmente, você quiser trocar o prato da segunda-feira com o da quarta, ou mudar alguma receita, não há problema nenhum! Afinal, não estamos falando de dieta aqui, e sim de planejamento da sua rotina.
Isso é sério: se você ficar muito radical com o menu, vai desistir rapidinho…
Tenha em mente que o que queremos evitar são aqueles dias em que você fica revirando os armários e a geladeira em busca de algo para preparar e não encontra nada de bom.
Daí você se contenta em comer porcaria ou, então, cai na tentação do delivery… E disso o seu bolso não gosta!
Então veja as principais razões para começar a organizar seu menu semanal:
1. Economia de dinheiro!
Organizando o seu menu semanal, você consegue economizar de várias maneiras:
- Montando sua lista de compras a partir do menu, você compra apenas o que vai precisar.
- Organize receitas que utilizem coisas que você já tem em casa, e evite o desperdício… É tão triste jogar comida no lixo!
- Aproveite e escolha receitas com frutas, verduras e legumes que estão na época, que estão mais baratas, e são mais saborosas.
2.Ganhe tempo!
- Nos seus dias mais tranquilos, adiante as tarefas que forem possíveis: fazer almôndegas, cozinhar e desfiar frango, fazer caldo de carne e de legumes, preparar o feijão… E então congele!
- Não perca tempo todos os dias pensando no que preparar para o jantar. Consulte seu menu e faça!
- Quando organizar seu menu, leve em conta suas atividades e escolha receitas viáveis. Não vai escolher uma receita super demorada para fazer em um dia em que você chega mais tarde em casa, ou tem curso de inglês… 😉
- Com uma lista de compras enxuta e organizada, você faz compras no mercado rapidíssimo!
3. Saúde!
- Faça escolhas mais saudáveis: consuma mais legumes, verduras e corte ao máximo os alimentos ultraprocessados!
- Chega de comer as mesmas coisas todos os dias! Varie entre peixes, frango e carne, use legumes diferentes, prove novos sabores, teste receitas novas! Sua alimentação vai melhorar naturalmente. 😉
4. Transforme sua família em uma equipe!
Como diz a mestra Rita Lobo, “alimentação não é assunto da dona de casa, mas da casa”.
Então trate de colocar sua família para ajudar! Envolva-os desde o início: que tal discutir o menu da próxima semana?
Um adulto cozinha, as crianças podem lavar a salada, outro adulto lava a louça… É impossível que uma só pessoa faça tudo sozinha: cuidar da comida, da limpeza, das roupas, e ainda trabalhar fora!
Isso ajuda a criar hábitos saudáveis nas crianças, tanto de alimentação quanto de atitude, já que elas aprendem que as coisas em casa não “acontecem” por um passe de mágica. 😉
São bons motivos, certo? Diante das mudanças que estão acontecendo no Brasil e no mundo, é fundamental que a gente crie hábitos de praticidade e economia.
Que tal você tentar adquirir esse hábito também?
No início pode parecer muito trabalhoso, mas conforme você vê a economia e a praticidade tomando conta da sua vida, a motivação vai aumentando!
E assim: se eu consegui, todos conseguem. 😉
Planejar o seu menu vai demorar, no máximo, vinte minutos por semana. Conforme você ganha prática, vai levando cada vez menos tempo.
Junte aquelas receitinhas práticas que você e sua família amam, agrupe receitas que usem ingredientes semelhantes (para evitar desperdícios) e comece! Ah, e dê uma olhada nas receitas super práticas que separamos para você!
Rápidas e sucesso garantido! 😉
Fique conosco e acompanhe todas as dicas que vamos dar sobre menu semanal e economia no lar, seguindo a gente nas redes sociais e inscrevendo-se na nossa Newsletter! É grátis! 🙂
Até mais!