Os 5 Melhores Jogos de Tabuleiro para Jogar em Casal/Duas Pessoas

Uma das melhores formas de se divertir em casa é jogar jogos de tabuleiro.

É um prazer passar uma noite jogando, tomando uma cervejinha, chá ou vinho (dependendo da temperatura e do estado de espírito), conversando…

É uma atividade que faz pensar, que une o casal e rende algumas boas histórias. 

“Lembra daquela vez que eu ganhei na estratégia militar na última carta da 3a Era?” – Jogadores de 7 Wonders Duel entenderão.

Bom demais!

E os jogos de tabuleiro não se resumem aos clássicos War, Banco Imobiliário e Jogo da Vida! Hoje temos opções BEM mais interessantes!

Os nossos melhores jogos de tabuleiro para jogar em casal ou em duas pessoas são, em ordem crescente:

5. Pandemic

4. Ticket to Ride

3. Takenoko

2. 7 Wonders Duel

1. Catan, o Duelo

Saiba por que consideramos esses os melhores jogos de tabuleiro e aumente as chances de fazer um bom investimento em sua estante de jogos. 😉

Pandemic: vantagens e desvantagens para jogar em casal.

Pandemic é o único jogo colaborativo (em que ou todos ganham ou todos perdem) que está em nossa lista de melhores jogos de tabuleiro. Talvez porque tenha um valor sentimental: foi o primeiro jogo que compramos como casal. ❤

Mas, à parte disso, a premissa é interessante: temos que salvar a humanidade de uma pandemia.

Para isso nós, como jogadores, temos que incorporar personagens com habilidades únicas: médico, especialista em quarentena, agente de viagens etc… A colaboração é fundamental e se não formos atentos, poderemos perder.

Rejogabilidade: média. As variações do jogo dependem dos personagens que cada um pegar e das cartas sorteadas na etapa de contaminação.

Jogadores: 2-4 pessoas a partir de 10 anos de idade.

Dificuldade: média. Exige estratégia, mas como é colaborativo a visão de cada jogador se complementa. Também se pode variar a velocidade da contaminação, o que pode deixar o jogo bem desafiador no modo hard.

Duração média: 60 min, podendo ficar mais rápido conforme a equipe vai ficando treinada. 😉

Ticket to Ride: Simples e Divertido.

Ticket to Ride é uma família de jogos com a mesma premissa: um grupo de viajantes que “aposta” quem conseguirá andar por mais rotas em um determinado lugar. Daí temos o original (que é nos Estados Unidos), o Ticket to Ride Europa, Ticket to Ride Países Nórdicos, Ticket to Ride Londres, Ticket to Ride New York

As rotas, ou tickets, são objetivos que ligam 2 cidades. Dependendo da distância e da dificuldade de fazer essa rota, o objetivo vale mais pontos ou menos.

As regras são bem simples e a mecânica do jogo é ótima, pois favorece o conflito entre os objetivos dos jogadores. Há rotas que podem ter trechos coincidentes, você pode não ter trenzinhos suficientes para concluir suas rotas, o adversário pode acabar com o jogo antes de você ter terminado seus objetivos…

Isso tudo também desencoraja o “sacanear por sacanear”, já que ao gastar tempo e trenzinhos para bloquear a rota do adversário você poderá estar também reduzindo as chances de concluir seus objetivos!

Gostamos tanto que, depois de jogarmos muito o Ticket to Ride “original”, acabamos comprando uma versão mais “rapidinha” (Ticket to Ride New York)!

Rejogabilidade: média. Com o tempo, você acaba conhecendo todos os tickets e pegando a manha das melhores rotas. No entanto, essa construção da rota pode ser atrapalhada pelo conjunto de tickets que o adversário tem.

Quando os objetivos são conflitantes entre os jogadores, acaba sendo bem desafiador – e, no caso do New York, até meio tenso, já que o fato do jogo ser “menor” dificulta a construção de caminhos alternativos. Então você não pode ficar dando mole, tem que construir o mais rápido possível. É bem legal!

Jogadores: 2 a 5 a partir de 8 anos de idade. No Ticket to Ride Londres, são de 2 a 4, a partir de 8 anos.

Dificuldade: baixa. As regras são bem simples, mas o jogo exige raciocínio e improviso para quando as coisas saem do controle – tipo quando um jogador ocupa um trecho que você tinha planejado usar!

Duração: Para um jogo em duplas, a partida dura entre 30 e 45 minutos. No Nova York, entre 10 e 15 minutos. Para mais jogadores, imaginamos que deve variar bastante, já que o jogo acaba quando um jogador fica com menos de 2 trens na mão.

Você pode comprar esses jogos na Amazon:

Ticket to Ride

Ticket to Ride – New York

Takenoko: ótimo para jogar em duas pessoas!

Takenoko é um jogo muito bonito, e com uma premissa bem simples: cada jogador tem que cumprir objetivos, com base nas cartas extraídas aleatoriamente. No final, quem fizer mais pontos ganha.

O jogo (que é muito bonito!) se passa em um jardim que vai sendo construído pelos jogadores a cada rodada, em que há um “conflito” entre um jardineiro que planta bambus e um panda que os come. Os objetivos giram em torno disso: levantar terrenos (que têm padrões de cores diferentes), plantar bambus e comer bambus…

Enquanto você pode ter o objetivo de fazer um bambuzal rosa, o seu oponente pode ter o objetivo de comer bambus rosa, o que torna o jogo bem dinâmico. Ah, e já falamos que o jogo é visualmente muito bonito? 😂

Rejogabilidade: alta. Como existem vários objetivos e a cada rodada tem uso de dado, as partidas variam bastante e não enjoa.

Jogadores: 2 – 4 jogadores a partir de 8 anos.

Dificuldade: fácil. É um jogo fácil de entender – mas não se preocupe, porque não é bobo. Há muita estratégia e um pouco de sorte envolvida.

Duração média: 45 min. Também dá para jogar várias partidas em uma noite, ainda mais depois que se pega a prática.

Também pode ser comprado na Amazon: Takenoko.

7 Wonders Duel: um dos melhores jogos de tabuleiro que já jogamos!

Nossas cartas já chegam a estar gastas nas pontas, coitadinhas.

7 Wonders Duel reúne as melhores características de um jogo de tabuleiro para nós: 

  • Altamente rejogável, 
  • Rápido (meia hora, mais ou menos), 
  • Emocionante: tanto a vitória militar quanto a por supremacia intelectual tem “morte súbita”, então isso mantém uma tensão durante o jogo!

No jogo dispomos as cartas na mesa, de cabeça para baixo, e cada jogador pega uma carta por vez.

Essas cartas podem ser “recursos” (argila, madeira, tecido, vidro… coisas necessárias para você construir suas Maravilhas ou para comprar outras cartas), construções (que dão pontos), cartas de tecnologia e cartas de avanço militar

Tanto as cartas de tecnologia quanto as militares permitem ganhar o jogo antes do fim das cartas na mesa… Caso isso não ocorra, ganha quem fizer mais pontos quando as cartas tiverem acabado.

Isso é legal, porque às vezes você estabeleceu sua estratégia para ganhar com pontos, e sai comprando várias construções… mas seu oponente está investindo no militar, o que pode já acabar com o jogo antes mesmo que os pontos sejam contados, então você tem que se defender militarmente também…

Ah, e não são todas as cartas que participam da partida… Então às vezes você pode ter montado uma estratégia militar e as cartas militares terem sido as que ficaram de fora da mesa na hora da montagem!

Temos também o 7 Wonders original (que é muito bom!), que em tese tem uma adaptação possível para jogar em casal. Mas, para nós, essa dinâmica para duplas não era legal, então acabávamos jogando só com grupos.

Já o Duel… É até difícil parar de jogar, principalmente junto com a expansão Panteão! Definitivamente, um dos melhores jogos de tabuleiro disponíveis no mercado!

Rejogabilidade: altíssima, pela própria característica do jogo.

Jogadores: 2 a partir de 10 anos.

Dificuldade: média. É relativamente fácil aprender, mas é difícil ser mestre no jogo… 😊

Existe o fator sorte, mas ele geralmente não é determinante para o resultado do jogo… Só faz você repensar a sua estratégia a cada rodada.

Duração média: 30 min. Por ser rápido, pode-se jogar muitas partidas numa noite.

Ele está disponível para venda no site da Amazon: 7 Wonders Duel.

A expansão Panteão, que aumenta ainda mais a rejogabilidade do 7 Wonders Duel, também pode ser comprada na Amazon, no link a seguir: Panteão.

Ah, caso você não esteja muito familiarizado com jogos, vale o alerta: só compre a expansão caso tenha o jogo! Ou compre juntos! 😉

E o campeão: Catan, o Duelo (ou, “Catan, mas não é Catan”)

“Catan, o Duelo” é um jogo viciante, do mesmo criador do clássico Catan. Mas, embora tenha semelhanças, não é igual.

Nesse jogo incorporamos dois príncipes que disputam quem será o rei. Ganha aquele que conseguir desenvolver mais o seu território.

Esse território é formado por cartas, que podem ser de recursos (como madeira, argila e ouro), construções e heróis. Os recursos são obtidos através dos dados e usados para obter novas aldeias e cidades, edificações, navios mercantes e outras cartas que dão os pontos necessários para vencer o jogo.

Uma das coisas legais desse jogo é que ele já vem com 3 expansões. Elas adicionam novas construções e ações (como incendiar uma construção do seu oponente, entre muitas outras), o que deixa o jogo bem mais interessante!

E além de poder jogar o jogo básico em conjunto com uma das 3 expansões, também existe um modo em que todas as expansões são usadas juntas, o que torna o jogo ainda mais desafiador.

Rejogabilidade: alta. Além da aleatoriedade das cartas e dos dados, temos tudo o que as expansões oferecem.

Jogadores: 2 a partir de 10 anos.

Dificuldade: Média. Mesmo que as regras sejam fáceis, cada carta tem um efeito e algumas delas têm pré-requisitos (exemplo: para usar um Incendiário você precisa ter construído uma Taberna antes). Então demora um pouco até você visualizar todas as possíveis estratégias para ganhar o jogo.

Mas, para isso, existe o jogo básico: nele você aprende a mecânica do jogo. Depois que estiver confiante, começa a usar as expansões.

Duração: 30-75 min. O jogo básico, depois que você pega a manha, dura em torno de 30 minutos. Com as expansões, pode chegar a uma hora.

Compramos o nosso na Amazon, nesse link: Catan, O Duelo.

E você? Tem algum jogo de tabuleiro bom para indicar?

Temos outros jogos aqui em casa, mas que são melhores para grupos ou que, infelizmente, acabaram não sendo uma boa compra.

Mas é assim, vamos descobrindo juntos e aprendendo.

“Ah, mas esses jogos são muito caros!!”

Olha, até são, mas é só escolher bem, para aproveitar muito o jogo, e não comprar toda hora!

O “retorno” desse investimento é muito bom, porque são muitas as noites que passamos jogando, conversando, longe de noticiários que só perturbam nossa paz… Para nós, vale a pena. 😊

Até a próxima!

Cibele

Mãe, engenheira e entusiasta de brinquedos que estimulam a imaginação e boas conversas!

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. João disse:

    Excelente conteúdo! Vim aqui buscando algo pra jogar com a minha namorada e me surpreendi com as informações, muito obrigado já estamos separando o que vai ser nosso primeiro jogo de tabuleiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *