Os Melhores Brinquedos para Crianças entre 18 meses e 3 Anos
Brincar com as crianças é uma atividade essencial para a formação de um vínculo saudável com elas.
Afinal, se os pais/cuidadores são vistos só como aqueles que dão comida, banho e dizem o que deve ser feito e o que não pode ser feito, é pouco provável que uma relação afetuosa e de confiança seja construída.
E a criança, claro, tem sensibilidade: ela consegue perceber se os pais estão realmente envolvidos na atividade, com prazer – ou se ficam a cada minuto olhando o celular…
Então, para que a hora da brincadeira seja prazerosa para todos, é bom que em casa haja brinquedos com os quais os pais também curtam brincar e que valham o dinheiro investido!
Vamos a sugestões de brinquedos que funcionam muito bem por aqui, em uma fase entre 1a6m a 3 anos! Tem para todos os bolsos! 🙂
Massinhas de modelar
Massinhas de modelar e seus acessórios estão entre os melhores brinquedos para crianças entre 18 meses e 3 anos!
Mas, principalmente para quem mora em apartamento, seguem algumas dicas:
- Para evitar sujeira, é bom forrar a mesa (pode ser com um jogo americano liso de plástico, fácil de limpar depois).
- Para as massinhas durarem mais, guardar em um pote plástico com tampa. Assim elas duram muitos dias! Guardamos também os potes com as massinhas e os acessórios (rolo, carimbos, cortadores) em um organizador, para evitar bagunça pela casa.
- Use a criatividade: um rolo de papel toalha vazio (daqueles mais duros), envolvido em um plástico filme, é um ótimo “rolo de macarrão” para abrir massinhas.😉
Aqui usamos massinhas de 2 tipos:
- As da Acrilex têm cores lindas, e você compra um pacote que vem com muitas cores. Elas duram bastante, mas menos que as da Play Doh.
- As da Play-Doh têm uma textura incomparável e duram muuuito, mas o preço é mais salgado – daí acabamos comprando menos cores. O legal é comprar em algum kit, como os de carimbos ou cortadores.
Quebra-cabeças
Quebra-cabeças são super legais, embora não sejam brinquedos para todas as horas – principalmente para crianças com muita energia.
Um que faz muito sucesso é esse dos números. Isso porque ele é progressivo: o do número 2 tem 2 peças, o do número 3 tem peças… até o 10!
E cada número tem um “tema”, como fundo do mar, animais do deserto, da fazenda…
É uma ótima chance de, além de montar, ir ensinando os números, a contagem, conversar sobre os bichos… Um ótimo custo-benefício!
Lego Duplo
Recentemente descobri que a Lego tem uma linha para crianças pequenas, a “Lego Duplo”.
As peças são bem maiores que os legos tradicionais, mas muito menores que os Mega Blocks (que são ótimos e foram muito usados também, mas que ficaram pouco estimulantes para uma criança com mais de 2 anos).
Claro que, como tudo que é Lego, o preço é salgado em termos absolutos. Mas, em termos “relativos”, não é tanto.
Isso porque as crianças brincam com o mesmo conjunto de Lego por HORAS seguidas, meses a fio. E como eles são indestrutíveis, dá para guardar até para os netos…
A casa de brinquedo de Lego Duplo, por exemplo, tem sido usada há mais de 3 meses TODOS OS DIAS aqui em casa. Junto com uma caixa de blocos “avulsos”, dá para brincar por muitos mais meses ainda!
E é muito legal ver a criatividade da criança: uma janela, de repente, virou um microondas. Os bonequinhos ganham histórias. Peças avulsas viram escovas de cabelo, instrumentos musicais… A imaginação voa!
É um “investimento” alto mas que com certeza dá retorno, porque mantém a família brincando junta no chão, a criança longe das telas…
Os que mais usamos são esses aqui:
- Lego Duplo Casa de Brincar;
- O Lego Duplo Caixa Deluxe (o escorregador e o balanço que vêm nesse kit são muito legais, além de um cachorrinho muito fofo!);
- Lego Duplo Caminhão do Alfabeto.
Se o seu bolso aguenta, vá fundo e liberte sua criança interior! 🙂
E agora?
Não importa o quanto você tem para gastar: o mais importante é encontrar motivação e alegria para brincar com seu filho, ainda que você não tenha muito tempo.
Os primeiros anos da infância são essenciais para a formação da personalidade da criança, e isso passa pela qualidade do vínculo que ela tem com seus cuidadores.
Para nós, brincar com alegria é um privilégio e um esforço consciente, e os brinquedos que compramos são ferramentas para isso.
Brinque muito e seja feliz! Até a próxima!