Habilidades Domésticas = Dinheiro no Bolso, Saúde e Independência!
Infelizmente, algumas gerações vêm crescendo com um certo preconceito contra atividades domésticas.
Cozinhar e limpar a casa são atividades vistas com desprezo, principalmente pela classe média no Brasil. Aqui, ainda é relativamente comum ter empregada doméstica ou diarista.
Fora do Brasil, ter alguém para cozinhar para você ou limpar o seu banheiro é uma coisa cara – portanto, acessível para poucos.
Dê uma olhada no Google ou no Pinterest e veja como blogs sobre administração do lar são comuns nos Estados Unidos e no Canadá (procure por household running).
Lá, a maioria das famílias de classe média se vira como pode. Por isso, há interesse em aprender a fazer essas tarefas da maneira mais rápida e eficiente possível. 😉
E veja bem: cuidar da casa é atividade da família, não de uma pessoa só! 😉
Ao não ter habilidade para cozinhar ou limpar a casa, estamos perdendo sob vários pontos de vista:
- Perdemos dinheiro, porque acabamos tendo que pagar para alguém fazer essas tarefas.
Paga-se a diarista, a teleentrega, o restaurante em que se almoça durante a semana…
E isso acaba aumentando as nossas despesas fixas, que é justamente onde temos que focar para conseguir economizar e investir com sucesso, como já conversamos nesse artigo aqui:
Se você levar marmita para o trabalho 3 vezes por semana e marcar a diarista por quinzena, em vez de por semana, pode economizar facilmente entre R$ 400 e R$ 500 em um mês. Faça suas contas aí!
Então, se você não gosta muito de cozinhar e limpar, encare essas atividades como um trabalho que te dará um salário extra. 😉
- Perdemos saúde, porque é notório que as comidas prontas, fast foods etc são cheias de conservantes e aditivos, além de em geral terem uma quantidade exagerada de sal e gorduras.
Aprender a fazer uma boa omelete é uma ferramenta maravilhosa para dias de correria!
- Perdemos a chance de aprender algo útil e prático.
Ninguém sabe o que a vida lhe reserva… Então quanto mais habilidades nós tivermos, mais opções teremos em momentos críticos da vida.
E agora?
Hoje em dia, não temos mais desculpas para não saber o básico. Temos muitos canais no Youtube, blogs sobre todos os assuntos, livros…
Quer aprender a cozinhar a comida da rotina? Siga o canal Panelinha, da Rita Lobo, no Youtube. Ela também tem livros ótimos, como O que tem na geladeira? – resenha aqui!
Quer aprender a limpar a casa com rapidez e eficiência? Siga a Clean Mama. Dicas maravilhosas sobre como limpar e, principalmente, manter a casa limpa. 😉
Quer ter dicas rápidas sobre cozinha, menu semanal, educação financeira…? Procure no Pinterest e siga as pastas com os assuntos que te interessarem.
Aos poucos, as atividades que pareciam impossíveis começam a ser feitas com naturalidade, os custos da sua casa começam a cair, e você se pergunta por que não começou antes…
Então, comece já!
Até a próxima!