“O Catador de Sonhos”, de Geraldo Rufino
Você tem livre-arbítrio e pode sair em busca do dinheiro e do progresso, como eu e outros fazemos. Ou pode permanecer aí na sua zona de conforto, na ilusão de que o vento fará a volta e trará brisa para você.
Dá para acreditar que um menino pobre, criado em uma favela, que foi catador de lixo, poderia se transformar em um empresário milionário?
Isso sem ser jogador de futebol, cantor ou algo parecido!
No meio de tantas dificuldades e desigualdade que vemos no Brasil, a existência de um Geraldo Rufino merece ser divulgada como exemplo para todos!
De catador em um lixão a empresário muito bem sucedido, dono de uma empresa que vale centenas de milhões de reais… E sem deixar sua família e sua essência pelo caminho!
Para conhecer esse homem, vejam essa entrevista concedida ao canal Foras de Série (que também tem outras ótimas entrevistas, recomendamos!):
É ou não uma pessoa iluminada?
Pois então, sua história está contada na biografia “O catador de sonhos”, livro que amei e que recomendo que todos leiam! Satisfação garantida! 😉
“O catador de sonhos”: Principais Destaques
O livro é excelente do início ao fim, mostrando uma história verdadeira de superação, aconselhando e deixando bem claro que as coisas não vêm de graça.
Para nós, os principais destaques do livro são:
Família, trabalho e espiritualidade
Isso pareceu ser o mais importante na vida de Geraldo Rufino.
Ele faz questão de demonstrar no livro seu amor pelo pai (já falecido), pelos irmãos, pelos filhos e pela esposa. Família é tudo!
Além disso, é bem interessante a visão de Geraldo sobre a espiritualidade, e sobre como o Universo “interage” conosco.
A capacidade de dominar sua mente é muito destacada, lembrando bastante os ensinamentos de outro livro que adoramos, Os Segredos da Mente Milionária (resenha aqui!).
Lei da Atração é universal, vai materializar para você também aquilo em que estiver pensando. Ciente disso, por que ocupar a mente com besteiras e lixo?
Cuide melhor de sua cabeça e poupe-se de acumular as coisas negativas que tentam colocar nela. Eu só penso ou absorvo o que me interessa, só o que soma. Se a notícia será boa para mim, ótimo. Foco nela. Se vai me preocupar, é ruim e vai refletir negativamente na minha vida, deleto. Faço isso com a mídia e com conversa pesada de quem cruza os braços e só se vitimiza.
Não existe resultado fácil!
Muita gente ganha dinheiro vendendo a ilusão de que basta desejar e as coisas irão acontecer…
Geraldo Rufino deixa bem claro que isso não basta: é preciso trabalhar! E muito! Ele menciona em vários pontos do livro que trabalhava mais de 12 horas por dia – e que o fazia com prazer.
A necessidade de cada um aceitar suas responsabilidades (inclusive pelos erros!) e de assumir riscos de forma calculada, sem loucuras, também vão um pouco na contramão do que se prega por aí.
Enquanto alguns irresponsáveis mandam você jogar tudo pro alto e ir atrás dos seus sonhos, Geraldo Rufino não é assim:
Importante: empreendedores precisam ousar, mas não podem ir para o risco sem nada de patrimônio na manga. O motivo é simples: não dispõem de garantia nenhuma para pôr na mesa de negociação. As pessoas precisam ter essa consciência.
Né? 😉
Sabedoria!
Os conselhos que Geraldo Rufino vai largando ao longo do livro são sensacionais! É preciso ler para entender.
Muitos são confirmação daquilo que já pregamos e praticamos há anos, como esse:
Quem torra dinheiro e gosta de se exibir estará sempre de bolso vazio. Matemática básica.
Saber lidar com o próprio dinheiro, guardar e investir uma parte do salário para construir patrimônio… Se você não aprender a fazer isso, nunca terá tranquilidade financeira!
Que tal adotar o orçamento 50/30/20, como apresentamos aqui? É um ótimo começo!
Quanto devo poupar por mês? Como dividir as despesas no meu orçamento?
Geraldo também comentou em uma entrevista que, quando trabalhava com carteira assinada, tentava construir rendas “paralelas” que o deixassem menos dependente do emprego.
Talvez esse tenha sido o grande diferencial da vida dele. Ele não se contentou com o salário que recebia da firma. Queria ter também sua independência!
Você faria bem em seguir o mesmo caminho, como já comentamos aqui:
Como Conquistar a Independência Financeira e Ter uma Aposentadoria Tranquila?
Outros conselhos de Geraldo Rufino são mais difíceis de praticar (pelo menos para mim, hehehe), como esse aqui:
Torna-se mesmo difícil para alguém raciocinar e clarear objetivos quando está tenso com coisas que não tem o poder de mudar.
Só li verdades.
E, por fim, um dos conselhos mais úteis que ele nos dá.
Você tem saúde. Muita ou pouca, mas você tem. Está vivo. Quer mais o quê? Deus também lhe deu liberdade, livre-arbítrio, inteligência, capacidade de pensar. Deu as melhores coisas que você tem. Está esperando que Ele faça mais alguma coisa? Você já possui as ferramentas para encontrar o ouro. Vá cavar.
Não precisamos nem comentar, né?
Enfim, não deixe de ler esse livro! Serão momentos muito agradáveis e que certamente acrescentarão muito à sua vida. Garantido!
Você pode adquiri-lo pela Amazon, através do link abaixo:
Até a próxima!
ps: uma parte muito interessante da experiência de ler o livro após ter assistido alguma entrevista dele é que você fica “escutando” a voz dele ao longo da leitura… o livro é escrito do jeitinho que ele fala! <3