“Como mudar minha vida financeira?”
O tempo passa, o tempo voa… E se você quer mudar sua vida financeira, não deixe para depois; comece agora!
Prepare sua mente e estruture seus projetos desde já, para que você possa executá-los com força total ao longo do ano e acumular sucessos, em vez de frustrações…
Para ter um ano totalmente diferente financeiramente, faça três coisas:
- Conheça os seus gastos.
Sim, esse é um conselho que todos os educadores financeiros dão, mas que poucos seguem. 🙁
Isso é engraçado e triste ao mesmo tempo. A pessoa vem te perguntar o que ela deve fazer para começar a arrumar a vida financeira, e você sugere que ela comece monitorando seus gastos.
Ela faz aquela cara de desapontamento…
Semanas depois, ela vem te perguntar DE NOVO como ela pode arrumar a vida financeira!
Ora bolas! Como você pode querer organizar a sua vida financeira se você não tem ideia de para onde seu dinheiro está indo????
Como você vai saber quanto realmente tem condições de economizar, se não sabe quanto do seu dinheiro vai para os gastos fixos e “importantes” e quanto é gasto com supérfluos?
Sem isso, não dá. Já conversamos sobre isso aqui.
Se quiser “se livrar” disso, adote o orçamento 50/30/20 e se pague primeiro, jogando 20% do que você ganha direto para os investimentos assim que o salário entrar. ?
2. Invista e acompanhe seus investimentos – por menores que eles sejam.
Você já fez seu dever de casa, ajustou seu orçamento e o dinheiro começou a sobrar..
Chegou a hora de colocar esse dinheiro para render alguma coisa!
Não importa muito, no início, onde esse dinheiro vai ser posto (desde que não seja em título de capitalização, né?). Pode ser até na poupança!
Afinal, o fator mais importante para o seu “enriquecimento” não é a rentabilidade do investimento, e sim a sua taxa de poupança. 😉
Já conversamos sobre isso aqui:
O importante é adquirir o hábito de investir e de, no final do mês, conferir como está a situação.
Sugerimos fazer uma planilha e ir anotando o quanto você investiu no mês e o total no último dia útil. Parece uma besteira, mas ver o bolo crescendo mantém a motivação em alta! 🙂
E conforme você for diversificando os investimentos, seus retornos vão aumentando e sua paz interior também.
Afinal, não podemos esquecer: investimos para ter tranquilidade e para viver melhor, e não para ficar contando dinheiro como malucos. 😉
3.Pare de pensar e agir como todo mundo!
É muito confortável estar entre pessoas que nos entendem e que compartilham dos nossos problemas.
O ruim é quando essas pessoas estão financeiramente mal, com a saúde prejudicada e com sua vida em família um horror!
Não é essa vida que eu quero para mim, nem para você!
Se a maioria dos brasileiros não tem tranquilidade com o dinheiro, temos então que “lutar” para ser diferentes.
Isso envolve, basicamente, duas coisas: leitura e ação consciente.
Se você não mudar seus pensamentos, não vai mudar sua forma de agir.
E a melhor maneira de mudar seus pensamentos é ler bons livros.
Caaaaaalma, não saia correndo!
A leitura de livros que nos ajudem a viver vidas melhores de verdade é totalmente diferente daquela leitura da escola, que fazíamos por obrigação e sem nenhuma vontade.
O adulto tem que se acostumar a ler coisas úteis, práticas, com uma aplicação real na sua vida.
Então, para mudar de verdade sua vida financeira em 2019, recomendo que você leia os seguintes livros:
a) “Pai Rico, Pai Pobre”
Já falamos desse livro aqui, mas ele é realmente um clássico.
Um dos conceitos mais sensacionais desse livro é o da importância do seu fluxo de caixa (cashflow), ou renda passiva.
Entender esse conceito da renda passiva, que é aquela gerada pelos seus investimentos e que cai periodicamente na sua conta sem você trabalhar, faz você enxergar as coisas de uma forma completamente diferente.
Veja o caso dos fundos imobiliários, que são aqueles em que você compra “pedaços” de grandes imóveis, como prédios de escritórios, shoppings e galpões industriais, por exemplo.
A grande maioria deles paga todos os meses a sua parte do aluguel desses imóveis. Todos os meses entra dinheiro na sua conta. \o/
É como se fosse um salário extra.
O mesmo vale para ações que pagam dividendos… É isso que vai, aos poucos, te dar liberdade e independência.
Esse livro deveria ser leitura obrigatória para todos os jovens adultos do Brasil. Caso você ainda não tenha lido, segue o link:
b) “Os segredos da mente milionária”
Vença seu preconceito quanto ao nome brega do livro e leia. 😉
As ideias que o livro apresenta são um alimento muito nutritivo para o seu cérebro. 🙂
Como você vai conseguir pensar corretamente se só ouve coisas erradas sobre dinheiro e sucesso profissional? Seu cérebro não tem de onde tirar material para pensar direito…
Por isso que ler é tão importante! Você acaba tendo vários momentos “Como eu não pensei nisso antes?”. 😉
Fizemos uma resenha muito simples sobre o livro aqui, e ela foi simples de propósito: não quis estragar a surpresa da leitura. Você precisa entrar no livro para conseguir absorver o que ele ensina.
“Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, o seu peso é resultado. Vivemos num mundo de causa e efeito.”
E não é verdade?
Os segredos da mente milionária
c) “Mulher Rica”
Adoro esse livro! Ele estava esgotado, e agora voltou! \o/
Ele traz as histórias de um grupo de amigas com diferentes perfis. Com exceção de uma delas (a autora, esposa do Robert Kiyosaki, autor de “Pai Rico, Pai Pobre”), todas estão enfrentando problemas nas finanças ou nas suas vidas pessoais.
Dentro dessas histórias vemos problemas bem comuns a muitas mulheres: a dependência dos maridos (não necessariamente dependência econômica), a vontade de sair de um emprego que não nos agrada, as dificuldades com os filhos…
Sobre a dependência em relação ao marido, isso é comum até em muitas mulheres que ganham seu próprio dinheiro. Elas não se sentem capazes de cuidar do futuro financeiro da família, e acabam deixando as grandes decisões com os maridos… Conhece alguém assim?
Nove em cada dez vezes, ela não cuida das finanças; apenas paga as contas e controla o talão de cheques. É isso. Se você sondar mais um pouco, descobrirá que ela abdicou de todas as decisões sobre investimentos e grandes aquisições em favor do marido. É ele quem se encarrega da compra e venda de lotes de ações, das transações com imóveis e da maioria senão de todas as decisões financeiras mais importantes. E quando esse marido morre e a viúva passa a se encarregar das questões financeiras, ela não tem a mínima ideia do que deve fazer. O fato alarmante é que grande parte das mulheres atualmente pobres não eram pobres quando seus maridos estavam vivos.
Melhor aprender a cuidar das finanças desde cedo, né?
Novamente, o assunto fluxo de caixa:
O que é um ativo? O Pai Rico de Robert tinha um jeito de abordar o assunto em termos muito simples. Sua definição de fluxo de caixa é aquela que uso: “Um ativo, se você parar de trabalhar, é alguma coisa que coloca dinheiro em seu bolso.” Ponto final. Simples.
São as minhas despesas que determinam o volume de fluxo de caixa que eu preciso… E agora que sei a quanto chegam minhas despesas, posso estabelecer meu objetivo em relação a quanto deve ser o dinheiro que entrará a cada mês, proveniente de meus investimentos.
Se você é mulher, leia o livro. Se for homem, dê de presente para uma mulher que você admira e quer bem. 🙂
“E agora? Vou conseguir mudar minha vida financeira?”
Tenho certeza que, depois de ler esses livros, sua forma de enxergar a vida vai mudar.
Você passará a valorizar o dinheiro ganho com o seu trabalho, os momentos felizes passados com as pessoas que você ama, encontrará prazer no seu progresso.
Pensando diferente, você encontrará forças para agir diferente e encontrar a tranquilidade e a felicidade que merece.
Afinal, só uma pessoa poderá mudar sua vida financeira: VOCÊ!! 🙂
Estamos juntos nessa! Até a próxima!